ECOPSICOLOGIA E CONGRESSOS
A Ecopsicologia
Nascida do encontro entre Ecologia e Psicologia, esta perspectiva nos ensina a entender melhor a nós mesmos e o mundo que nos rodeia reconhecendo que a natureza não é algo separado de nós, mas também nós somos “natureza”. Compreendendo isso, muda toda atitude e comportamento em relação ao meio ambiente que nos rodeia. A Ecopsicologia é uma abordagem inter e transdisciplinar, que tem as relações entre seres humanas e sua casa planetária como foco.
​
A correlação entre a atenção ao bem-estar interno individual e a atenção ao ambiente natural, com a consciência de quão importante é a natureza para o equilíbrio psíquico e espiritual do indivíduo é tão antiga quanto o mundo, mas no campo científico contemporâneo só adquiriu um nome e direção bem definidos na década de 1990. Pouco antes disso, muitos professores, terapeutas, assistentes sociais, médicos e filósofos, individualmente, desde os anos 70, perseguiram e aplicaram uma linha de pensamento e trabalho que vai nesse sentido de compromisso conjunto nas duas frentes. Uma delas é a Ecologia Profunda, que considera a espécie humana como parte da comunidade biótica e não o centro dela.
​
A Ecopsicologia é uma maneira de ver o ser humano e o mundo não mais como se fossem duas coisas separadas e independentes, mas reconhecendo o quanto somos parte da vida e deste belo planeta verde e azul. Na Ecopsicologia, a Psicologia – que estuda o homem – e a Ecologia – que estuda o meio ambiente – se encontram e colaboram para descobrir quanta ajuda mútua essas duas ciências podem dar para resolver cada um dos problemas mais atuais que estamos enfrentando.
"As necessidades do planeta são as necessidades da pessoa, e os direitos da pessoa são os direitos do planeta"​ Theodore Roszak
​​​Sociedade Internacional de Ecopsicologia
A Sociedade Internacional de Ecopsicologia visa apoiar e conectar profissionais que trabalham com Ecopsicologia. Profissionais da área da Psicologia, profissionais de outras áreas e pessoas que querem profisionalizar-se neste campo que, integrando a Ecopsicologia às suas áreas de conhecimento, desejam alinhar seu trabalho com os cuidados pela vida e pelo mundo, facilitando a reconexão entre seres humanos e a natureza e promovendo estilos de vida em harmonia com o meio ambiente.
​
IES é também uma instituição cientifica de pesquisa, que busca a inserção da Ecopsicologia como área do conhecimento reconhecida em seu caráter inter e transdisciplinar. Busca aprofundar sua fundamentação epistemológica assim como sua interface com outras áreas do conhecimento. Busca também fomentar o ensino da Ecopsicologia a nível acadêmico e em instituições independentes alinhadas com princípios da inter e transdisciplinaridade.​​
A IES não adere a nenhum tipo de expressão política partidária ou ideológica, mas sim adere ao princípio do respeito e da tolerância às opiniões divergentes. Reúne-se de dois em dois anos em congressos internacionais e desenvolve várias atividades regulares online com seus associados. Congrega as chamadas Escolas IES, que são centros de referência nacionais na divulgação e ensino da Ecopsicologia. Em seu âmbito nasceu uma nova profissão: o Ecotuner, que qualifica um profissional de qualquer área a facilitar a sintonia psicológica entre seres humanos e mundo vivo de que somos parte. Também instrumentaliza o psicólogo para que integre a dimensão ecológica em sua profissão. Integrando as habilidades do Ecotuner ao trabalho psicológico, esse profissional passa a ser reconhecido como um Ecopsicólogo.
Considere filiar-se a IES
Representantes Nacionais da IES
Instituto Brasileiro de Ecopsicologia
No Brasil, a Ecopsicologia vem sendo estruturada e difundida pelo Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE), sediado em Brasília. O presidente é Marco Aurélio Carvalho, pioneiro ao trazer a abordagem para o país.
​
Marco Aurélio é Psicólogo clínico, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, e é ex-presidente da International Ecopsychology Society.
​
O Instituto Brasileiro de Ecopsicologia tem realizado pesquisas e estudos em parceria com instituições como a Fiocruz, a Ufscar, WWF-Brasil e ICMBio. Com a Fiocruz, desenvolve um programa de pesquisas sobre a relação entre saúde e natureza. Com a UFSCar-Universidade Federal de São Carlos desenvolve uma biblioteca digital de Ecopsicologia, que será uma importante fonte de informações para futuros pesquisadores e interessados. Com o WWF-Brasil e com o Instituto Chico Mendes de Biodiviersidade lidera a implantação de programas de Terapia Florestal e Banho de Floresta em unidades de conservação. Também promove cursos de formação em Ecopsicologia Aplicada – Ecotuning em sintonia com a orientações da IES. Também oferece variadas opções de cursos de Ecopsicologia para vários públicos que vão de Introdução à Ecopsicologia e de Ecopsicologia Avançada a Expedições Ecopsicológicas, Desenvolvimento e Pesquisa em Ecopsicologia Clínica, Terapia Florestal e Guia de Banho de Floresta.
​
Sua missão é incluir e difundir a Ecopsicologia no Brasil através de uma perspectiva inter e transdisciplinar, decolonial, fenomenológica e ecocêntrica. Tem como objetivo reconhecer, questionar e superar as estruturas antropocêntricas e coloniais que pautam nosso modo de vida. Tem como uma de suas proposta criar pontes entre o conhecimento acadêmico e o vivencial, de quem não possui formação convencional, mas sim um modo de vida ecocentrado.